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terça-feira, 6 de setembro de 2016

Atividade I: Músicas de protesto.

A respeito das letras das músicas de protesto, produza um artigo de opinião abordando obrigatoriamente os seguintes aspectos:
  • Contextualize o cenário político do Brasil nesse período e o que eram as chamadas músicas de protesto.
  • A partir da análise crítica da letras das músicas, esclareça os motivos de terem sido censuradas pelos militares.
  • Destaque alguns versos da canção em que denunciam os abusos e arbitrariedade ocorridos durante a Ditadura Militar no Brasil, relacione com as determinações do AI-5.
  • Para o grupo, destaque a importância dessas músicas durante esse período.
Orientações:
  1. O texto deve ter pelo menos 4 parágrafos e pelo menos 20 linhas.
  2. Todos os aspectos devem ser abordados.
  3. Não use abreviações ou cópias de outras fontes, pois esta atividade quer expor a opinião e o conhecimento do grupo sobre o tema.
  4. No post Músicas de protesto - Ditadura Militar (1964- 1985) foram publicados o total de 24 músicas. Portanto, cada grupo analisará a letra de uma das músicas não podendo ter grupo analisando músicas repetidas.
  5. Data limite para postagem do artigo de opinião: 16/09/2016 (sexta-feira)

40 comentários:

  1. No período da Ditadura Militar depois do Castelo branco o Costa silva assumiu e criou o AI-5 que tirou os direitos de defesa, aumentou a repressão militar e instaurou a censura. Com o governo tão rígido os artistas criaram as musicas de protesto que foi a maneira deles se expressar e protestar contra a Ditadura.
    Primeiramente os militares não aceitavam as musicas de protesto pois esse movimento musical era uma forma de criticar o governo e de chamar a população para lutar contra a ditadura, isso induziam o protesto. Censuraram as músicas, porem a censura naquela época não era tão eficaz então colocaram palavras de duplo sentido para que as letras não fossem uma ameaça aos militares.
    Além disso, a algumas musicas de protesto que parece falar de amor, mas na verdade fala dos abusos ocorridos durante a ditadura militar. “Por isso cuidado meu bem há perigo na esquina eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens...” Esse trecho de uma música de protesto se refere as rigorosas determinações do AI-5, o fato das pessoas não ter mais liberdade, nem direitos a manifestações, nem direito a defesa fazia com que os jovens se sentisse perdidos e indefesos.
    Por fim, as musicas de protesto teve muita importância na época da Ditadura Militar elas faziam com que os artistas explorassem letras na tentativa de mudar a triste realidade em que as pessoas estavam, buscavam através da música liberdade de expressão na qual elas não tinham direito, sempre colocavam nas letras de suas musicas um mundo melhor, sem guerra, com paz e amor isso fazia com que as pessoas mantivesse sua fé e esperança que o mundo um dia seria melhor.
    9 ano F- Grupo 1

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    1. É exatamente isso, grupo! As músicas de protesto foram usadas como forma de denunciar os abusos da Ditadura Militar. Muito bem!

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  2. Turma 9° D- Grupo 1

    Ditadura Militar- Músicas de Protesto

    No tempo do Regime Militar, o Brasil passava por um período no qual a população estava em grande repreensão por parte do governo, que era comandado por militares. Como forma de alertar o povo, surgiram as músicas de protesto, nas quais os opositores falavam de forma figurativa sobre a Ditadura. Para aquela época, as músicas de protesto foram essenciais, principalmente após o AI-5 que tirou direitos importantes da população, como aconteceu com o direito ao voto, a liberdade de manifestação, direitos políticos, entre outros. Nesse período, todas as composições, roteiro de novelas, peças, notícias de jornais passavam pelos “censores”, tudo o que lhes parecia ofender o governo era censurado. Assim, era proibido haver manifestações contra o governo, como solução, os musicos que faziam oposição à ditadura usavam jogos de palavras para enganar os censores e, dessa forma, conseguiam que as musicas fossem lançadas.
    O principal objetivo dos músicos era mostrar por meio da música as torturas, as repressões e a forma autoritária dos militares em.
    A música " mosca na sopa", composta e cantada por Raul Seixas relata os protestos da época da Ditadura Militar. A "mosca" seria a oposição, os manifestantes, que eram severamente repreendidos. No verso " eu sou a mosca que pousou em sua sopa, eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar" evidencia a maneira disfarçada sobre os manifestantes e seus protestos contra a Ditadura.
    Em um trecho da música diz:"E não adianta vir me dedetizar, pois nem o DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano, se tornou um dos mais conhecidos inseticidas) pode assim me exterminar, porque você mata uma e vem outra em meu lugar", o cantor fala que não importava quantos manifestantes os militares matassem, iria sempre aparecer mais.
    Por fim, esta música conta a respeito de como a repressão revoltava a população que se rebelava, apanhava, mas, ainda assim não parava de lutar por uma democracia. Muitos cantores foram torturados, com Raul não foi diferente, foi exilado do Brasil, por um ano, preso e torturado.

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  3. 9ºF - grupo 2

    Durante o regime ditatorial imposto no Brasil nos anos de 1964 à 1985, várias medidas foram tomadas para acabar com a chamada liberdade de expressão, onde o governo tentava de várias formas calar o povo que fazia oposição à seus ideais.
    Ao criar a música (Que foi censurada pelos militares devido à sua letra que denunciava os abusos sofridos pelo governo) "Senhor Cidadão", Tom Zé apresenta versos como: "Oh senhor cidadão, eu quero saber com quantos quilos de medo se fazem uma tradição? [...] com quantas mortes no peito se faz a seriedade?". Versos que expõem toda a agressividade do governo ditatorial.
    Tomados pelo medo da repressão e censura da A.I 5, baixado em 1964 durante o governo de Costa Silva, que retirava da população seus direitos individuais e sua tão sonhada liberdade de expressão, os artistas em geral sofreram de diversas formas ao tentar continuar com seu trabalho publicamente.
    Vários artistas foram censurados e calados pelos militares, devido à "ameaça" que seus trabalhos ofereciam para o regime ditatorial.
    Tais músicas tiveram enorme importância nesse período, já que, a maioria da população não sabia sobre os absurdos que estavam acontecendo no cenário político do Brasil, e essa foi uma maneira de alertar e contextualizar o povo.
    Destacamos alguns versos que denunciam explicitamente a ditadura militar:

    [...]Senhor cidadão
    Tem que ferir ou ser ferido.
    Senhor cidadão
    O cidadão, que vida amarga.
    Que vida amarga[...]

    [...]Eu quero saber, eu quero saber
    Com quantos quilos de medo
    Com quantos quilos de medo
    Se faz uma tradição?[...]

    [...]Eu quero saber, eu quero saber
    Com quantas mortes no peito
    Com quantas mortes no peito
    Se faz a seriedade?[...]

    [...]Temos até coisas parecidas
    Parecidas:
    Por exemplo, nossos dentes
    Senhor cidadão
    Da mesma cor, do mesmo barro
    Senhor cidadão
    Enquanto os meus guardam sorrisos
    Senhor cidadão
    Os teus não sabem senão morder
    Que vida amarga[...]

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    1. Apesar da música analisada já ter sido escolhida por outro grupo, sua análise está impecável! Apenas uma correção, o AI 5 foi imposto em 1968.

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  4. O Brasil naquela época estava no meio de uma ditadura militar, que durou em média vinte e um anos. A ditadura teve caráter autoritário e nacionalista, trazendo ao país muita censura. A censura era tão abundante que, qualquer opositor era perseguido. Para que fosse possível protestar criaram o MPB (musica popular brasileira), que possuía sentido figurado e indiretas. Para que as músicas não fossem censuradas eles modificavam as letras que remetiam à ditadura militar.
    A música "Apesar de você" de Chico Buarque, possui linguagem implícita. Nesta música, Chico Buarque faz critica direta e objetiva ao governo ditatorial e a repressão dos populares.
    Alguns versos da música mostram a arbitrariedade que foi o AI5, que proibia as liberdades individuais e a censura de várias músicas, peças de teatro, novelas e coisas do gênero. Na música temos os versos "hoje é você quem manda, falou tá falado, não tem discussão", "como vai proibir quando o galo insistir em cantar" e "você vai se amargar vendo o dia raiar sem pedir licença, que trazem à tona a realidade daquela época.
    As músicas de protesto foram muito importantes pois foi possível mostrar a comunicação, expressando desejos, frustrações e sentimentos, já que não era mostrada a verdadeira realidade da população.

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    1. Faltou identificar-se, grupo 4 do 9º E, mas o conteúdo do texto está impecável! As músicas de protestos ajudaram na consolidação da cultura brasiliera.

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  5. 9° ANO D - GRUPO 2

    Artigo de opinião - CÁLICE.

    A música cálice composta por Chico Buarque e Gilberto Gil e apresentada por Milton em um contexto histórico, não é difícil de perceber que a criação dessa música entra em um conflito direto com o governo do período, que era a ditadura.
    Período marcado por censuras, que a divulgação só era permitida na íntegra das músicas no caso elas fossem melogiosas ao governo ou fosse impróprio pelo órgão censório, saída dos cantores e letras que burlassem essas regras e outras punições que não autorizavam a liberdade de expressão.
    Mesmo com todas as regras para criar o que a população deveria ou não ouvir, alguns artistas com a esperteza e inteligência conseguem fazer com que algumas músicas passem desapercebidas pelo órgão censório, uma delas é a: Cálice.
    Música que demonstra em seus versos o sentimento que sufocava a população reprimida, mas de uma forma, digamos, mascarada. Alguns versos das músicas que se relacionam com o cotidiano das pessoas eram:
    •Pai, afasta de mim este cálice de vinho tinto de sangue.
    Cálice tem um duplo sentido, pois pode parecer com a expressão cale-se, usada para reprimir pessoas.
    •Mesmo calada a boca resta o peito silêncio na cidade se escuta.
    A população continuava a se indignar mesmo com a repressão, se juntando contra o regime.
    •Como é difícil acordar calado se no calado da noite eu me dano.
    Assumiam que eram torturadas, massacradas sem que pudessem fazer nada, não havia como protestar contra isso.

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    1. Faltou explicar melhor o porquê das músicas serem submetidas à censura. O segundo parágrafo do texto de vocês está bastante confuso. No mais, fizeram uma boa interpretação dos versos da música.

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  6. 9°C-Grupo 4
    O regime vivido no Brasil de 1964 à 1985 foi marcado por um violento cenário político. Atuando sobre uma ditadura, os militares eram rigorosos e violentos contra a população, que, era silenciada cada vez mais.
    A música Senhor Cidadão, de Tom Zé, apresenta versos que denunciam o abuso sofrido pelo povo brasileiro durante esse período, e, por esse motivo foram censuradas pelos militares.
    Versos como:

    “Oh senhor cidadão,
    eu quero saber, eu quero saber
    com quantos quilos de medo,
    com quantos quilos de medo
    se faz uma tradição?”

    ”Oh senhor cidadão,
    eu quero saber, eu quero saber
    se a tesoura do cabelo
    se a tesoura do cabelo
    também corta a crueldade”
    Apontam e denunciam o período na qual a população sofria, tais músicas foram muito importantes para a mesma, já que, em sua maioria, não sabia o que estava se passando pelo cenário político do país, e, sofria calada.
    Esse abuso pode ser resumido na A.I 5, que foi imposto em 1968. O Ato Institucional calava o povo brasileiro. Retirava seu livre arbítrio e sua liberdade de expressão. Deixando-os cada vez mais reprimidos contra os militares.
    Ditadura Militar, é isto o que a música retrata, o autor dessa música a fez com o intuito de colocar a dor de uma juventude sofrida, sofria com medo de sair na rua e não poder voltar, com medo de viver num país onde não podia se expressar, um país comandado pelo exército.

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    1. Muito boa a análise do texto de vocês, bem coerente e contextualizada.

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  7. 9 F - Grupo 2 (Anteriormente eu havia postado sobre uma música que já haviam escolhido, minhas desculpas pelo transtorno.)

    “Fim da liberdade de expressão!”, “Fim do nosso amado livre arbítrio!”, “Fim das nossas vozes em meio a sociedade!” Essas são as frases que marcam e resumem o ano de 1968, onde foi imposta à população o Ato Institucional número 5, mais conhecido como A.I 5.
    Em meio a ditadura militar (1964-1985) a maioria do povo brasileiro não sabia o que estava acontecendo à sua volta, e por meio da arte, os artistas em geral tentavam alertar seu povo sobre as atrocidades do governo autoritário contra seu amado país.
    Calados e censurados pelo controle militar da mídia, vários artistas tiveram seus trabalhos anulados simplesmente por conterem verdades que ameaçavam o cenário político abusivo da época.
    Um desses trabalhos é a música “Nada será como antes” do cantor Milton Nascimento. Em sua letra, Milton cita versos como: “Sei que nada será como antes, amanhã. Que notícias me dão dos amigos? Que notícias me dão de você?” Onde ele deixa em sua música, a incerteza do amanhã com a situação do Brasil na época. “Resistindo na boca da noite um gosto de sol”, O verso fala sobre o temor da população de resistir ou protestar contra a ditadura.
    Os movimentos artísticos ficaram famosos na época, já que, era o único meio de alertar a população sobre o que estava acontecendo. Tais músicas eram apresentadas ao vivo, já que, se fossem gravadas em estúdio, seriam censuradas por sua letra “ameaçadora” para o regime. A importância de tais artistas para a população é inegável, pois seus protestos e sua arte sempre se colocavam em linha de frente diante da opressão dos militares.



    (Mais uma vez, peço desculpas por me precipitar e postar um texto antes mesmo de olhar se já havia sido escolhida)

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    1. Texto com uma qualidade de conteúdo impecável, difícil saber qual dos dois é o melhor!

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  8. 9°A Grupo 2 14 -Tatuagem

    A música tatuagem de Chico Buarque, foi uma música do período da Ditadura Militar que tinham o intuito de denunciar a situação sociopolítica da época, esse tipo de música é conhecida como música de protesto. Algumas dessas músicas eram censuradas durante o AI-5, pois falava a verdade sobre o que o governo militar estava fazendo com as pessoas, já que o governo não queria ser difamado. Os militares expulsaram alguns cantores e autores do país, e outros foram presos e nunca mais foram vistos.
    O trecho "quando a noite vem", que aparece mais de uma vez na letra, pode ser relacionado com o período mais sombrio da ditadura, o período em que foi criado o AI-5 também podendo se relacionar o trecho “Quero ficar no teu corpo feito tatuagem”, podendo dizer que naquele período em que qualquer pessoa poderia ser presa ou torturada o autor ficou marcado com isso em seu corpo.
    Esta música foi censurada pelos militares por causa de trechos como “E também pra me perpetuar como tua escrava” e “Pega, esfrega, nega, mas não lava” sendo dois trechos que mostra de formal mais fácil para o entendimento que se refere a ditadura, dando uma ênfase maior no último trecho citado que pode ter sido feito para falar que mesmo os militares fazendo tudo aqui que era a censura e as prisões nada ia adiantar.
    Um dos trechos mais chamativos para as agressões daquela época é “Quero ser cicatriz rosinha e corrosiva, Marcado a frio, ferro, fogo em carne viva”, esse trecho relata as tortura que ocorriam naquela época, podendo até se usar como exemplo a ex-presidente Dilma Rousseff que durante a ditadura passou por torturas, fazendo com que ela seja um exemplo muito bom para se entender melhor esse trecho.

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    1. Análise impecável, contextualizada e de muito boa qualidade argumentativa, parabéns ao grupo!

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  9. (9°ano"E"-grupo 1)
    Época de Ditadura
    A época de Ditadura envolveu vários problemas,perdeu investimentos.O governo,sentia que ia começar a perder o controle das lutas políticas e sociais,e isso ainda passando por uma economia.Redes de alcance grande,eram utilizados como meio de comunicação.
    O governo,sentia que ia começar a perder o controle das lutas políticas e sociais,porque eles não dariam conta de tantas manifestações entre os grupos de direita e os grupos de esquerda.Pois,não era um bom governo e era provocado pela pressão de movimentos sociais.Eles passavam pela economia com um método chamado "milagre econômico",mas não era aprovado pelos grupos de esquerda,já que esse método reduzia o salário dos trabalhadores e consequentemente,havia uma condição decadente da classe trabalhadora.
    Para manifestações dos grupos de esquerda,eram utilizadas redes de grande alcance,a TV,foi um importante meio de sustentação do regime,e as músicas de protesto eram bastante utilizadas.Músicas de protesto,são músicas que expressam de forma "camuflada",o que o povo está passando.
    Essas músicas são o momento onde as pessoas podem ser transparentes de forma indireta,pois uma característica da música de protesto,é expressar sentimentos e frustrações sem que esteja extremamente visível na música.As músicas de protesto são compostas criando situações que representam a verdadeira mensagem que desejam passar.
    Na música "O amor é o meu país-Ivan Lins",nos versos "É difícil o meu caminhar","Não importa qual seja a dor"e"Nem as pedras que eu vou pisar",são denunciados abusos durante a Ditadura Militar no Brasil.Esses versos falam que mesmo sendo difícil,as pessoas iriam continuar perseverando que o país mudaria e que teria um final feliz na história.
    Os sofrimentos das pessoas na Ditadura são relacionados com o AI-5(Ato Institucional 5),no fim das garantias individuais do cidadão e fim do direito de se manifestar(maior repressão).
    As músicas de protesto eram censuradas pelos militares,pois,eles não queriam que houvesse liberdade de idéias e tentavam esconder a revolta do povo.Tudo seria mais fácil se os militares dessem ouvidos e direitos para os grupos de esquerda.Se chegassem a um acordo,talvez não precisaria de tantas formas de manifestações.

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    1. Seu conteúdo está bom, porém seus argumentos não estão interligados. Preste atenção ao produzir argumentos, grupo. Pois o contexto deve estar no início do texto.

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  10. 9°A grupo 1
    Em 1964 o cenário político brasileiro mudou drasticamente, pois, um regime foi instaurado. Regime no qual oprimia e censurava toda e qualquer forma de oposição ao governo, e que visava beneficiar a elite brasileira.
    Instala-se a Ditadura Militar no Brasil, as décadas mais sombrias para a democracia no país.
    Nesse período da história a repressão e a censura se tornaram um ato comum da época, com isso, deu-se origem aos movimentos artísticos, que enxergaram na música e em outros meios da arte uma maneira de comunicar à população o quão firme aquela repressão já estava, e incentivar os demais que pudessem lutar contra isso. Grandes cantores da época como: Caetano Veloso, Elis Regina, Geraldo Vandré, etc, exibem, cuidadosamente seus protestos.
    Caetano em sua obra "Alegria, Alegria" usa bem de várias palavras para que modo oculto leve informações até às pessoas. Fala da alienação imposta à sociedade, por impedir que qualquer pessoas que participasse da educação escolar, ou qualquer outra educação, tenha poder de questionar ou de pensar de forma oposta. Relaciona a Coca-Cola que é um símbolo do Império Norte Americano que financia o comércio em toda a América Latina.
    O trecho "ela só pensa em casamento..." alerta que ainda há pessoas desinformadas, enquanto parte da massa tem lutado, ou ao menos gritando dores no escuro da censura.
    Usar sua criatividade, por meio de metáforas para atingir os cidadãos, foi o método que Caetano usou para conscientização de parte da população ainda estava sem nenhum contato.

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    1. Texto com conteúdo bem relacionado e com ótima qualidade argumentativa, parabéns!

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  11. 9º F/GRUPO 4
    Integrantes do grupo que não participaram do trabalho: Luis Fernando, Guilherme, Lucas Dourado, Luiza Dantas e Samuel Silas.

    Atividade I: Músicas de protesto.

    No período de 21 anos o Brasil viveu sob um regime Militar que foi instaurado por um golpe. O país entrou em decadência quando o governo Militar não conseguiu controlar a economia e a inflação.
    As músicas de protesto foram músicas criadas nos tempos da Ditadura Militar, as quais tinham o intuito de protestar através de suas letras, buscando a liberdade de expressão e democracia para a sociedade. As músicas foram censuradas pelos militares porque muitos de seus versos faziam referência ao governo Militar, quase sempre insultando-o ou opondo-se ao mesmo.
    O cantor e compositor Zé Keti expressava sua revolta às determinações do governo e se mostrava determinado, não se importando com as consequências de seu protesto contra a Ditadura Militar.
    Dentre os versos da música “Opinião”, escrita por Zé Keti, podemos destacar:
    "Podem me prender"
    "Podem me bater"
    "Podem, até deixar-me sem comer, que eu não mudo de opinião''.
    Podemos relacionar os versos com as seguintes determinações : Retirada das liberdades individuais, censura-fim da liberdade de expressão e proibição de manifestações populares de caráter político, tais determinações fora instauradas no AI-5.
    As músicas eram de extrema importância, pois, eram a única forma de protesto, já que foi proibido as manifestações nas ruas, pois, se fosse pego por militares, estaria sujeito à torturas.

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  12. Análise da música - "Meu Caro Amigo" de Chico Buarque
    O Ai-5 representou o momento em que a ditadura foi realmente implantada. As músicas de protesto tinham a função literal de protesto, um meio de repercutir a realidade nas entre linhas.
    Era necessário a mensagem indireta, pois o regime era extremamente rigoroso e não permitia qualquer tipo de oposição ao sistema implantado, por esse motivo muitas músicas desta época foram censuradas.
    Chico Buarque foi um dos artistas que foram reprimidos pela censura.Sua músicas em grande parte eram de protesto. Na música "Meu Caro Amigo", Buarque fala sobre a falta de liberdade, que o impedia até mesmo de se comunicar com um amigo.
    "Meu caro amigo, me perdoe, por favor
    se eu não lhe faço uma visita.
    Mas como agora apareceu um portador..."
    Há também um trecho que cita os protestantes.
    "Que a gente vai levando de teimosia e de pirraça."
    As músicas de protesto tiveram a devida importância durante a ditadura, pois traziam sua mensagem de modo não agressivo e retratava exatamente o período vivido pela população.
    9°D
    grupo 3

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    1. Impecável! Parabéns, grupo! Bons argumentos, contextualização bem feita, interpretação da música correta!

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  13. 9°E GRUPO 3
    Ditadura Milita
    Pode-se observa que a ditadura milita no Brasil tirou muitos direito dos brasileiros naquela época.A ditadura militar durou entre (1964-1958).
    Inicialmente a ditadura milita foi caracterizada pelos militares tirassem varis direitos do povo.As pessoas era censuradas,era perseguida ou até mesmo torturadas.Muitas dessas pessoas estão desaparecidas até hoje.Pelo simples fato de não concorda como jeito deles de governa.Muitas vezes para se manifesta usavam músicas de protesto,mas quase sempre eram censuradas.
    Naquela época as musicas de protesto era usada para denunciar o abuso militar.Muitas músicas foram censuradas por causa das letras haver coisas contra a ditadura militar,poe exemplo a música do Chico Buarque que tem partes como "A minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão !"
    Muitas músicas,mudaram de nome,ou a censura tirava partes da músicas,por exemplo a música do Chico Buarque "Cálice" que na verdade e "Cale-se" mais por causa da censura fico "Cálice" é varias partes dessa música foi censurada,por causa que envolvia a Ditadura milita.
    As músicas de protesto era muito importantes naquela época,para expor a sua opinião e também para "abrir os olhos" das pessoas que não tinha noção do que o Brasil estava passando naquela época e também se manifestar de algum modo.O AI-5 foi umas das principais leis de censura, o AI-5 também serviu para o fechamento do congresso nacional,suspensão dos direitos políticos etc.

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    1. Boa análise, sua interpretação está bem relacionada com o contexto. Parabéns ao grupo!

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  14. O Brasil se encontrava em uma ditadura militar, com alta repressão e censura. Os jovens encontraram na música uma maneira de reivindicar a liberdade que lhes fora tomada.
    As músicas de protesto eram censuradas pois o governo tinha receio que o povo se revoltasse contra a ditadura. Devido a realidade que as músicas de protesto mostravam.
    No 1° e 2° verso “ Acender as velas Já é profissão” ele quis dizer que devido a tantas mortes acender velas já havia se tornado rotina. No 12° verso “Não tem telefone pra chamar” o cantor se referia as pessoas que sofriam tortura e não tinham a quem pedir socorro, e todos esse sofrimento era o resultado de um governo que não aceitava opiniões do povo.
    O objetivo dessas músicas era evidenciar para o povo brasileiro como o país regredia com um governo totalmente intolerante.

    9°C Grupo:1

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  15. 9-B grupo 4

    Militares opositores a João goulart (jango) o destruíram e imporam um regime ditatorial havendo restrição ao direito de voto, a não participação da população e o uso de violência contra todos os opositores ao regime. O país vivia numa situação péssima para a população, o ato institucional 5 foi uma característica marcante para todos onde foram impostos o fim dos direitos políticos do povo, o fim das garantias individuais e a instalação da censura.A partir da censura surgiram as músicas de protesto que foram uma forma de expressão das pessoas e uma ajuda para o povo "abrir os olhos", por causa da censura foi muito comum o uso de metáforas.
    Os versos "senhor cidadão","me diga por quê","você anda tão triste ?" Podem ser comparador ao ato institucional 5 , especialmente ao aspecto do fim das garantias individuais do cidadão que afetou bastante a todos , a censura também tem algo a ver com esses versos que acabaram tirando a alegria do povo. "Com quantos quilos de medo se faz uma tradição?","Eu quero saber se a tesoura do cabelo também corta a crueldade","Com quantas mortes no peito se faz a seriedade?"esses versos também lembram outro aspecto do ato institucional 5 , o fim dos direitos políticos do cidadão onde o povo não tinha voz.
    Oh senhor cidadão/eu quero saber, eu quero saber /com quantas mortes no peito /se faz seriedade
    No verso o cidadão pergunta-se quantas pessos vão ter que morrer para que todos percebam que o cidadão também deve ser levado á sério , assim como seus direitos e liberdade de expressão
    Oh senhor cidadão/ eu quero saber/ se a tesoura do cabelo / também corta a crueldade
    O verso que fala se a tesoura do cabelo se refere aos povos que eram torturados ,no último verso ele quis se referir um jeito pequeno que poderia acabar com tanta crueldade que estava sendo presenciada .
    Oh senhor cidadão / eu quero saber, eu quero saber /com quantos quilos de medo /se faz uma tradição
    A tradição que a música se refere é O que o governo ou (sistema) desejava o que a população fosse

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    1. Esta música foi já foi analisada pelo grupo, mesmo assim a sua análise está bem contextualizada!

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  16. Grupo 3 9°ano C

    Durante o periodo das musicas de protestos o estado político Brasileiro estava horrivel, e as musicas de protestos foram um movimento que surgiu como forma de protesto ao Golpe .
    As músicas de protesto que nos remete à um período de muita repressão onde as pessoas sonhavam com um futuro melhor para todos principalmente para as crianças, um futuro onde elas tivessem liberdade de expressão e de pensamento.
    Viviam em um período de muita opressão, onde a fome e a falta de dinheiro, não era o que mais incomodava, pois o que as pessoas sentiam era uma necessidade de liberdade de expressão, de pensamento já que eram sufocados por um governo ditador que não aceitavam opositores da ditadura dai veio o AI-5.
    O AI-5 que atingiu inúmeros cantores e compositores, que tentaram driblar a sensura que foi posta por essa lei .Diante dessa situação como exemplo Taiguara que usava a música como um instrumento de crítica ao governo e de incentivo à população para sonhar e lutar por um futuro melhor para as próximas gerações.

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    1. Faltou fazer uma interpretação destacando os versos da música escolhida pelo grupo.

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  17. 9ano D grupo -4

    Na chamada ditadura militar, uma época totalmente desastrosas asociada para o povo, foram curiosidades tentativas de defesa contra o governo. Dentre elas as chamadas "músicas de protesto" que foi uma forma que as músicas achavam de dizer que a liberdade de expressão estava ocupada.
    Como falado o sofrimento e torturas do povo que era contra as atitudes dos militares, eram torturadas, abusadas e ate mesmo mortos. Na década de 60, a cencsura tentava calar quem tinha algo para falar.mas os artistas sempre achavam maneiras de expressar o seu pensar.
    " Mas é que agora para fazer susesso, para fazer disco de protesto todo mundo tem que reclamar. Eu vou tirar meu pé da estrada e tambem vou entrar tambem nessa jogada e bora ver agora quem é que vai quantas"-Raul Seixas- como exemplo, essa música feito por um dos musicos destaques fas músicas de protesto.
    Eram feitos também por custo que nao tinha outro meio depois do AI-5(Ato institucional -5)Que tiroubpor vez todoas os direitos do povo.
    Mas a atitude mais sensata é sempre nao calarmos, em qual quer que seja a situação. Fazer música de protesto,lutas pelos direitos sao essências e para completar nao devemos mais permitir a instalação do governo dessa forma em nossas vidas.força ao povo!

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  18. 9 ANO B GRUPO 2 Como todos sabem a ditadura militar foi um dos piores momentos que o Brasil viveu. A população brasileira era tratada como robôs. Tudo era motivo para prisões ou mortes e até mesmo exílio. Eles nao perdoava ninguém, homens, mulheres, grávidas, qualquer um que não fosse á favor da ditadura era torturado ,exilado ou até morto. E foi aí que as músicas de protesto entraram, elas serviam para alertar o que estava acontecendo com o Brasil e também para chamar a população para protestos. elas serviam para dizer para o povo brasileiro que eles não deveriam aceitar a situação que estavam vivendo. Muitos artistas tiveram suas músicas censuradas, Caetano Veloso por exemplo, foi mandado para outro país por conta de uma de suas músicas cujo o nome é: "proibido proibir".
    " Eles estão nos esperando, os automóveis ardem em chamas.."essa parte tem relação com a proibição das manifestações,e o decreto da censura,"É proibido proibir..."tirou nossos direitos individuais e o direito de votar nessa época o povo eram muito controlados como "robôs" ,essa foi um exemplo de músicas de protesto, Caetano Veloso quis dizer que a população já estava cansada de tantas proibições, ele quis se referir principalmente a censura que o governo implantou, o próprio nome da música já mostra isso. Um outro verso que mostra isso também é : " eu digo sim, eu não ao não", está mostrando que as pessoas estão começando a se libertar da repressão dos militares, criticando a forma deles agirem. E é essa a crítica que a música faz.
    Essa música serviu para abrir o caminho para fazer que os jovens refletissem o que eles estavam vivendo na época, Caetano disse ainda depois de cantar "proibido,proibir"que quem teve coragem de assumir aquela estrutura de festival foi ele e Gilberto Gil, o que fez os jovens pensar mais já que não estavam entendendo o recado da música.

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    1. Boa análise, porém faltou fazer uma referência ao AI 5.

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  19. “Pra não dizer que não falei das flores”
    (9º B GRUPO 1)
    A ditadura foi um forte período de repressão em que as pessoas não podiam se manifestar, “as músicas de protesto”, nome dado para as músicas da época que traziam em suas letras metáforas, já que os artistas não podiam se manifestar, foram a única maneira que os artistas encontraram para falar e se manifestar sobre a ditadura, sendo assim de grande importância para a população que teria as músicas de protesto como um meio para acreditar na devolução dos seus direitos.
    Na letra da música, nos versos "caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não" retrata eles em um protesto, unidos pela mesma causa, sem levar em conta nenhum tipo de diferença, todos juntos. No trecho “Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer” é como se o cantor estivesse chamando o povo para se manifestar contra o que estava acontecendo, fala também que todos aqueles que sabiam o que estava se passando no país não deveriam ficar esperando que algo acontecesse, que eles deveriam se manifestar contra o sistema, pois a ditadura não iria se desfazer do nada.
    Muitas músicas apresentam versos que falam da ditadura, por isso muitas músicas foram censuradas, muitos artistas perderam a voz.
    O motivo da censura nas músicas e em todo o resto foi a liberdade do povo, sem liberdade o povo não poderia se manifestar contra o sistema, sem manifestações o sistema iria se estender sem limites, a censura não foi nada mais do que um penedo para o povo.
    Até hoje à ditadura é conhecida como um dos piores períodos do Brasil por causa do Ato Institucional 5 que retirou as liberdades individuais, trouxe consigo também a censura, no geral, o Ato Institucional 5 tirou todo tipo de expressão que o povo tinha, transformando o período militar nesse pesadelo que foi vivenciado.
    Existem na música versos relacionados ao ato institucional 5, como “Há soldados armados, amados ou não, quase todos perdidos, de armas na mão, nos quartéis lhes ensinam, uma antiga lição, de morrer pela pátria, e viver sem razão”.

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    1. Impecável! Muito boa análise e muito bem contextualizada com o período estudado, parabéns ao grupo!

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  20. 9ºanoE Grupo2
    Música de protesto
    As músicas de protesto eram um modo que os artistas usavam para poderem se expressarem em relação ao tempo e o governo em que viviam.
    Como naquele tempo o Brasil era governado pela ditadura militar,o governo estabelecia alguns atos incostitucionais,e um deles era o AI5 que aplicava a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.Mas mesmo assim os artistas ainda produziam músicas com letras contra esse tipo de governo,mais continuavam sendo censuradas ou então modificavam as letras fazendo telas outro significado.
    As músicas muitas vezes eram censuradas pelas suas letras,que diziam muito sobre a Ditadura de um jeito indireto,mas com letras bem claras para poderem expressar suas indignações e opiniões.Alguns dos principais artistas eram Chico Buarque,Caetano Veloso,Taiguara e alguns outros.Um exemplo era a Música Hoje do Taiguara e alguns versos também falavam sobre a Ditadura como "Hoje
    trago em meu corpo as marcas do meu tempo",nesse verso é como se ele falasse de alguns protestantes que foram presos e sofreram na cadeia pelos militares,como apanhar,sofrerem com choques em partes intimas e também com os traumas psicologicos,essas são marcas que nunca se apagam da memória de pessoas que passaram por isso e também do corpo;"Meu quarto escuro é inerte como a morte",com isso ele fala como se fosse a cela em que os protestantes ficavam quando eram presos,e eram mantidos em celas escuras e solitárias;"Eu não queria a juventude assim perdida",pois a juventude dos protestantes foi perdida,foram muitos anos presos sofrendo na prisão e perdendo suas juventudes.
    Suas principais importâncias eram estimular os jovens a ter uma autocrítica sobre o governo,mas também despertar a conciência politica e fazerem lutar por seus direitos;e um jeito que os artistas acharam para poderem expressar suas vozes e opiniões.

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    1. Muito bem! Parabéns pela análise e pela relação com o contexto estudado.

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  21. Grupos das Turmas - C,D,E e F: textos bem estruturados, com pouquíssimos erros de ortografia. Muito bem!

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