Postagem em destaque

Regras de Postagem no blog

Disciplinas participantes: História, Português, Geografia, Física, Química, Artes e Inglês. Será admitida apenas uma postagem e de...

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Carta testamento de Vargas

Getúlio Vargas foi um dos mais marcantes presidentes da história do Brasil, sua morte se dá em meio a uma grave crise política levando-o a cometer o suicídio. Antes de morrer, deixa uma carta endereçada ao povo brasileiro.


Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1954.
“Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”.
Getúlio Vargas.
Fonte: [http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/getulio-vargas/carta-testamento-de-getulio-vargas]

Sobre o documento acima:
I. Ao deixar uma carta-testamento, Getúlio Vargas transformou sua morte em ato político. Dentro desse documento é possível observar as principais características de sua forma de governar e suas principais ações. Leia a carta com muita atenção e faça uma análise desse documento relacionando com o contexto político e econômico que o Brasil viva na época em que ele foi escrito. Destaque também as ações do  Vargas descritas nesse documento.
II. Sobre os aspectos gramaticais do texto, responda:
a) Identifique no primeiro parágrafo do texto: quantas orações há no trecho? Tem-se período simples ou composto?
b) No trecho "Não querem que o povo seja independente", identifique a função da oração subordinada e classifique-a.

c) No trecho "E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória." , identifique a função sintática da oração subordinada em relação a oração principal.
Atenção: Essa postagem deverá por cada grupo até o dia 02/09/2016.
Não deixem de ler as regras na postagem principal.

87 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Turma 9°D – Gurpo 1
    HISTÓRIA
    Análise: Na carta testamento de Vargas, ele descreve seus feitos de forma exagerada após reassumir a presidência, tendo sido eleito de maneira direta e passou por muitas turbulências por muitos opositores. Ficou conhecido como o "Pai dos Pobres" durante seus quinze anos de governo, criou as leis trabalhistas, além de dar a oportunidade de voto para as mulheres. Ele valorizou as empresas nacionais, fortalecendo a economia, pois ele mesmo revela as fraudes de mais de 100 mil dólares por ano por parte de multinacionais. Temos a valorização das nossas riquezas naturais como petróleo e energia para isso, foram criadas a Petrobrás e a Eletrobrás, além do aumento de 100% do salário mínimo (como também estratégia de apoio político). Porém, por toda essa grande pressão e forte oposição, Vargas se mata alegando todos esses feitos durante sua presidência. Em uma parte de sua carta alega: " Nada mais vos posso dar, a não ser o meu sangue." E mais adiante ainda escreve: "Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte." E então termina a carta de um forte um pouco impactante, onde ele diz: "Serenamente dou o primeiro passo para o caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História".

    PORTUGUÊS
    a) 8 orações e 3 períodos compostos.
    b) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
    c) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

    ResponderExcluir
  4. Turma 9°D - Grupo 1

    PORTUGUÊS
    a) 8 orações e 3 períodos compostos.
    b) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
    c) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

    HISTÓRIA

    Análise: Na carta testamento de Vargas, ele descreve seus feitos de forma exagerada após reassumir a presidência, tendo sido eleito de maneira direta e passou por muitas turbulências por muitos opositores. Ficou conhecido como o "Pai dos Pobres" durante seus quinze anos de governo, criou as leis trabalhistas, além de dar a oportunidade de voto para as mulheres. Ele valorizou as empresas nacionais, fortalecendo a economia, pois ele mesmo revela as fraudes de mais de 100 mil dólares por ano por parte de multinacionais. Temos a valorização das nossas riquezas naturais como petróleo e energia para isso, foram criadas a Petrobrás e a Eletrobrás, além do aumento de 100% do salário mínimo (como também estratégia de apoio político). Porém, por toda essa grande pressão e forte oposição, Vargas se mata alegando todos esses feitos durante sua presidência. Em uma parte de sua carta alega: " Nada mais vos posso dar, a não ser o meu sangue." E mais adiante ainda escreve: "Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte." E então termina a carta de um forte um pouco impactante, onde ele diz: "Serenamente dou o primeiro passo para o caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí meninas, análise correta!

      Excluir
    2. Não há apenas 3 orações no parágrafo.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. 9°D (Grupo 2)
    O Brasil estava em domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, a campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se á dos grupos nacionais revoltados contra o regime de liberdade social. A lei de lucros extraordinários foi detida no congresso, e o ódio contra a justiça da revisão do salário mínimo. Vargas assumiu o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. A crise do café valorizou o principal produto. tentaram defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a economia. Getúlio Vargas foi um presidente marcante para o Brasil, lutou restindo a uma pressão constante suportando em silêncio. " O ódio, as inflâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, mas seria mais interessante que vocês explicassem os fatores que levaram Vargas ao suicídio e suas medidas durante seu governo que fizeram com que sofresse uma oposição tão forte. Explique o significado do trecho: "Campanha subterrânea dos grupos internacionais que aliou-se à grupos nacionais"

      Excluir
  7. I. Ações de Vargas: Ele instalou o regime de liberdade social,as leis trabalhistas e iniciou o trabalho de libertação.
    Contexto Economico: Enquanto Vargas estava no poder teve a crise de café que causou desespero,isso tudo enquanto Vargas assumia o Cargo.
    II. a) Há 7 oraçoes, com periodos compostos. b)Oraçao subordinada substantiva objetiva direta. c)Exerce funçao de objeto direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique o significado de liberdade social e de que maneira o contexto político econômico interferiu no desfecho do governo Vargas.

      Excluir
    2. Não há apenas 3 orações no parágrafo.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  8. 9° ano D Grupo 2

    Questionário de Português.

    a) 15 orações / Período Composto.

    b) Objeto direto/ Oração subordinada substantiva objetiva direta.

    c) Objeto indireto / Oração subordinada substantiva indireta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há apenas 15 orações no parágrafo e a letra C está incorreta.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  9. 9° ano D Grupo 2

    Questionário de Português.

    a) 15 orações / Período Composto.

    b) Objeto direto/ Oração subordinada substantiva objetiva direta.

    c) Objeto indireto / Oração subordinada substantiva indireta.

    ResponderExcluir
  10. I. A morte de Vargas se deu a grave crise política no Brasil.
    Getúlio Vargas começou a governar em 1930, ele fez a justiça do trabalho, ele aumentou os salários dos trabalhadores e criou a campanha "Petróleo é nosso" e daí veio a criação da Petrobrás. Mas devido a um golpe militar renunciou a presidência.
    Em 10 anos de domínio e após retirarem os principais direitos dos grupos econômicos internacionais, eles conseguiram o retirar do poder. Mas os brasileiros a favor de Vargas o receberam de braços abertos.
    Apesar de querer a revisão dos lucros extraordinários e tentar valorizar o café, ele não conseguiu graças a oposição de grupos econômicos nacionais e internacionais. E após a união desses grupos eles tiraram até mesmo o direito dos Brasileiros de usufruir as riquezas da Petrobrás.
    Mas mesmo com tanta pressão contra Vargas e opressão ao povo, ele sempre se mostrava vitorioso. E para aqueles que pensavam tê-lo derrotado ele não se deu por vencido até o dia em que se entregou através de sua morte.

    II.a) 3 orações. Tem-se período composto

    II.b) Oração subordinada substantiva objetiva direta

    II.c) Oração subordinada substantiva objetiva indireta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse grupo não se identificou, fica difícil lançar a nota. A respeito da análise da carta de Vargas é importante destacar que Vargas não sofreu um golpe militar,quem foi deposto pelos militares foi o presidente Jango. Além disso, é possível perceber que o grupo não fez ma análise crítica e relacionou os contexto político e econômico do país com o suicídio de Vargas.

      Excluir
  11. I. A morte de Vargas se deu a grave crise política no Brasil.
    Getúlio Vargas começou a governar em 1930, ele fez a justiça do trabalho, ele aumentou os salários dos trabalhadores e criou a campanha "Petróleo é nosso" e daí veio a criação da Petrobrás. Mas devido a um golpe militar renunciou a presidência.
    Em 10 anos de domínio e após retirarem os principais direitos dos grupos econômicos internacionais, eles conseguiram o retirar do poder. Mas os brasileiros a favor de Vargas o receberam de braços abertos.
    Apesar de querer a revisão dos lucros extraordinários e tentar valorizar o café, ele não conseguiu graças a oposição de grupos econômicos nacionais e internacionais. E após a união desses grupos eles tiraram até mesmo o direito dos Brasileiros de usufruir as riquezas da Petrobrás.
    Mas mesmo com tanta pressão contra Vargas e opressão ao povo, ele sempre se mostrava vitorioso. E para aqueles que pensavam tê-lo derrotado ele não se deu por vencido até o dia em que se entregou através de sua morte.

    II.a) 3 orações. Tem-se período composto

    II.b) Oração subordinada substantiva objetiva direta

    II.c) Oração subordinada substantiva objetiva indireta

    Turma: 9° C
    Grupo: 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vargas não sofreu um golpe militar,quem foi deposto pelos militares foi o presidente Jango. Além disso, é possível perceber que o grupo não fez ma análise crítica e relacionou os contexto político e econômico do país com o suicídio de Vargas.

      Excluir
    2. Não há apenas 3 orações no parágrafo e a letra C está incorreta.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  12. 9ºB Grupo 4
    1-Após o suicídio de Getúlio Vargas ele consegui fazer de sua morte um ato politico, ele escreveu sua carta testamento incluindo o meio financeiro,econômico, e politico.
    Em sua carta ele diz que dá a sua morte (alma) para o seu povo
    Getúlio diz que lutou mês a mês, dia,hora fazendo o melhor para o seu povo.
    Relata Getúlio que as empresas estrangeiras alcançaram até 500% no ano houve frades contantes de 1000 milhões ou mais dólares.
    Diz Getúlio que se libertou dos escravos e quem foi escravo não será mais,e que saiu para dar seu primeiro passo na eternidade e sai da vida para a historia.
    2-As forças e os interesses contra o povo (coordenaram-se) e novamente se (desencadeiam "verbo") sobre mim. 3 orações,Oração subordinada "período composto".

    Não me (acusam),(insultam), não me (combatem) (caluniam) e não me (dão) o direito de (defesa).

    (Precisam)(sufocar) a minha voz e (impedir) a minha ação, para que eu não (continue) a (defender),como sempre (defendi), o povo e principalmente os humildes. 5 orações,"período composto"

    b-(não querem "v.n.") (Que (O povo "O.D.") seja independente) "Oração subordinada substantiva objetiva direta"

    c- E aos que "pensam(V.N.)" (que me derrotaram "O.D.") (respondo"V.N." com a minha vitória "O.I."). "Oração subordinada substantiva objetiva direta e indireta"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As respostas de português não estão de acordo com o que foi perguntado. Em sala corrigiremos.

      Excluir
  13. 9°C-Grupo4

    A - 3 orações. Composta.

    Ora. Principal Ora. Subord. Subst. Objetiva Direta

    B- Não querem
    VID
    /que o povo seja independente
    VTI

    C- Oração coordenada sindetica aditiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há apenas 3 orações no parágrafo e a letra C está incorreta.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  14. Turma: 9°E - grupo: 4.

    1.Vargas assume após uma época em que o Brasil foi liberalista, e havia várias multinacionais no país. Ele defendia o sistema nacionalista, criando a campanha "O Petróleo é nosso", expulsando as multinacionais do país. Os opositores (que não aceitavam o modo no qual Vargas comandava o Brasil) culpam Getúlio pelo atentado aos militares, que pararam de apoia-lo, o jornalista Carlos Lacerda fala mal de Getúlio em seus textos, o que mancha a imagem do presidente. Quando a crise tem seu ápice eles pedem para que Vargas renuncie, mas ele não queria fazer isto, e acaba tirando sua própria vida.

    2.a)Há 11 períodos. Período composto.
    b)Função objetiva direta. Oração subordinada subjetiva objetiva direta.
    c)Oração subordinada subjetiva objetiva direta.

    ResponderExcluir
  15. 9°B Grupo 3

    1-Na época o Brasil vivia uma fase ,em que o sistema político e econômico estava um caos ,os militares queriam tomar o poder de Vargas por ele tomar decisões que se alinhavam ao comunismo ,e o mundo estava em plena Guerra Fria ,e o Brasil se dizia estar do lado do E.U.A ,mas com essa decisões de Vargas os militares tomaram uma "providência" ,e Vargas em sua carta fala sobre o que estava passando no trecho :"Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida ."além dos problemas na política, o país enfrentava problemas na sua economia ,e Vargas em sua carta ,de certa forma diz, que estava lutando para melhorar a econômia.

    II. Sobre os aspectos gramaticais do texto, responda:

    a)Identifique no primeiro parágrafo do texto: quantas orações há no trecho? Tem-se período simples ou composto?

    São 6 orações. Período Composto.

    b)No trecho "Não querem que o povo seja independente", identifique a função da oração subordinada e classifique-a.
    Subs.
    Não querem/que o povo seja/independente.
    V.N. Sujeito Predicado
    Oração subordinada Substantiva Predicativa


    c)No trecho "E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória." , identifique a função sintática da oração subordinada em relação a oração principal

    E aos que pensam /que me derrotaram respondo com /a minha vitória.
    Suj. V.N V.N V.T.I O.I O.D Predicado

    Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vargas adotada uma política econômica ligada ao Nacionalismo e não ao Comunismo.

      Excluir
    2. As respostas não estão corretas. Em sala corrigiremos.

      Excluir
  16. Turma 9ºA - grupo 1
    I.
    O líder carismático, gaúcho, Getúlio Vargas, dá início a conturbados ano de seu governo após a revolução de 30, que coloca Vargas no governo provisório, governando durante quatro anos e quando acaba esse mandato, ele é eleito novamente num processo democrático.
    A princípio, partindo do segundo mandato, Vargas gera questionamentos fundamentados em um passado de ditador e repulsa em seus opositores devido ao contato liberal com o povo.
    “Precisam sufocar minha voz, e impedir a minha ação para que eu não continue a defender como sempre defendi o povo e principalmente os humildes”, assim o presidente declara o quão sufocado se sente por outra grande oposição, os jornais.
    Entretanto, há uma terceira força da oposição, assessores e ministros da equipe Vargas, que se dividiam em ocultar ou não uma maior participação do capital estrangeiro na economia brasileira.
    A série de problemas que Vargas segue a enfrentar é de satisfação a oposição, e agora cada vez mais organizada e agressiva. Getúlio está diante de uma inflação com o aumento dos gastos do governo que não é amparado, com as arrecadações, o que conseqüentemente gera greve dos trabalhadores, opressão dos opositores; fazendo com que o presidente tome medidas nacionalistas.
    Com tanta responsabilidade atribuída a Getúlio decorrente da série de conflitos, a UDN, militares e de modo geral toda a oposição queria tirar o presidente do cargo.
    Por fim, Vargas ao cometer suicídio provoca impacto e comoção na população. Morte que acabou perpetuando seu modo de fazer política e administrar o país, tornando o Varguismo ainda presente.
    II.
    a)3 orações; período composto;
    b)Oração subordinada substantiva direta
    c)Complemento verbal

    ResponderExcluir
  17. 9°Ano A , Grupo 3
    Questão 1: Getúlio vargas reclama na carta o fato das pessoas acusarem ele , de caluniarem e que não dão a chance dele se defender diante dessas acusações . Vargas acha isso errado pelo fato dele sempre ter defendido o povo principalmente os humildes .Vargas foi chefe de uma revolução que ganhou , ele criou o regime de liberdade social, renunciou , acabou voltando ao governo e se aliou aos grupos nacionais que eram o regime de garantia do trabalho .A lei de lucros extraordinários foi retirada no congresso .
    Vargas afirma que a eletrobras não quer que os trabalhadores sejam livres , independente . Ele comenta sobre as fraudes nas declarações de valores de mais de 100 milhões de dólares fala também ,sobre a crise do café . vargas comenta o fato de ter tentado defender seu preço mas a resposta não foi o que ele esperava sofreu uma violenta pressão sobre a economia ao ponto de ter que ceder .
    Getúlio Vargas disse que tem lutado , meses , dias e horas para defender o povo mas que acabou ficando desamparado , ele diz que o seu nome será , a nossa bandeira de luta .
    Afirma que todos que pensam que o derrotaram responderá cm sua vitória . vargas no final diz que não tem receio de nada e estará dando o primeiro passo no caminho da eternidade , saindo da vida para entrar na história .

    Questão 2: A) Tem 3 Orações.
    B) Oração Subordinada Subjetiva Objetiva Direta.
    C) Oração Subordinada Subjetiva Direta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo apenas descreveu a carta de Vargas, não fez uma análise crítica. Relacionem o contexto político e econômico do país com o suicídio de Vargas.

      Excluir
    2. Faremos a correção em sala.

      Excluir
  18. 9ºAno C grupo 3
    1- Tinha fraude nas importações do exterior, com mais de 100 milhões de dólares. Assim os lucros das empresas aumentavam 500%.Benefícios feitos por Vargas: Trouxe a garantia do trabalho, revisão do salário mínimo e quis criar liberdade nacional na potencialização das riquezas brasileiras através da Petrobrás.
    2-a) 3 orações.Período composta. Oração subordinada substantiva Objetiva Direta.
    B- Não querem /que o povo seja independente.Oração subordinada subjetiva indireta
    C-Oração Subordinada substantiva Subjetiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relacionar melhor o contexto político e econômico do país com a crise vivenciada durante o governo Vargas de 1950-54.

      Excluir
    2. Não há apenas 3 orações no parágrafo.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  19. 9°E-Grupo 3

    1.Getúlio Vargas foi um dos presidentes que marcou a história do Brasil,Vargas estava sofrendo uma grande pressão politica e se suicidou.Vargas foi um ditador, ele tinha um governo populista. Vargas investiu muito no Brasil, além de muitas obras, ele trabalhou muito pelo povo mais pobre, foi no trabalho onde Vargas se destacou gerando empregos e beneficiou bastante os trabalhadores. Vargas declara na carta, governar pelo povo, deu seu sangue para a liberdade do Brasil.

    2.a)Há 12 orações e tem período composto.

    b)Oração subordinada substantiva objetiva direta

    c)Objeto direto

    ResponderExcluir
  20. 9°ano F – Grupo 4:
    I. Análise da Carta Testamento de Getúlio Vargas:
    Vargas deixa como legado ao Brasil o amor pelos humildes e o apreço pelos necessitados. Fez-se líder de uma revolução onde visava o crescimento econômico do Brasil, sempre dando apoio à classe menos favorecida. Sendo Vargas um dos maiores ditadores brasileiros, promulgou direitos trabalhistas que perpetuam até os dias atuais. Deu-se ao país durante 15 anos e logo após seu mandato cometeu suicídio devido à pressão das multinacionais e dos militares. Na sua carta, Vargas enfatiza de maneira melodramática ações nobres realizadas durante sua presidência e nomeia seu suicídio um ato heroico.
    II. Respostas sobre os aspectos gramaticais do texto:
    a) Há 3 orações no primeiro parágrafo do texto. Tendo ambas período composto.
    b) A oração subordinada exerce a função de objeto direto do verbo contido na oração principal. Essa oração subordinada classifica-se em: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
    c) A função sintática da oração subordinada quanto à oração principal é de objeto direto.

    ResponderExcluir
  21. 9°ano F – Grupo 4:
    I. Análise da Carta Testamento de Getúlio Vargas:
    Vargas deixa como legado ao Brasil o amor pelos humildes e o apreço pelos necessitados. Fez-se líder de uma revolução onde visava o crescimento econômico do Brasil, sempre dando apoio à classe menos favorecida. Sendo Vargas um dos maiores ditadores brasileiros, promulgou direitos trabalhistas que perpetuam até os dias atuais. Deu-se ao país durante 15 anos e logo após seu mandato cometeu suicídio devido à pressão das multinacionais e dos militares. Na sua carta, Vargas enfatiza de maneira melodramática ações nobres realizadas durante sua presidência e nomeia seu suicídio um ato heroico.
    II. Respostas sobre os aspectos gramaticais do texto:
    a) Há 3 orações no primeiro parágrafo do texto. Tendo ambas período composto.
    b) A oração subordinada exerce a função de objeto direto do verbo contido na oração principal. Essa oração subordinada classifica-se em: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
    c) A função sintática da oração subordinada quanto à oração principal é de objeto direto.

    ResponderExcluir
  22. (9°ano"E"-grupo 1)
    1-
    O suicídio de Vargas se dá em meio a uma grave crise política,os grupos de direita queriam tirar Vargas do governo à todo custo,porque o que ele fazia pelos humildes,de algum modo tiraria dinheiro da classe média onde se encontravam os grupos de direita.
    Vargas defendia o povo e principalmente os humildes,Vargas se fez chefe de uma revolução e venceu,ele iniciou o trabalho de libertação e instaurou o regime de liberdade social.Ele quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás,ele queria a independência do povo,ele assumiu o governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho.Vargas lutava suportando em silêncio a pressão constante,lutou contra a espoliação do Brasil e do povo.
    2-a)13 orações, período composto
    b)Dar sentido à oração principal;Oração subordinada substantiva objetiva direta.
    c)Complementar o verbo transitivo direto da oração principal.

    ResponderExcluir
  23. 9°A Grupo 2

    História

    A carta-testamento de Getúlio Vargas foi escrita horas antes do suicídio, nela ele fala que sempre trabalhou em prol da população. Na carta, Getúlio passou-se por
    Vítima, usando seus feitos e acontecimentos da época a seu favor, além de de acusar seus opositores de calúnia. vargas se mostra muito dramático diante da situação
    na qual estava passando, o tempo todo condenando a oposição, e usando os fatos à seu favor. Vargas encerra a carta dramaticamente e de forma com que fosse lembrado como
    um herói.

    Português

    a) 11 orações. Sim, eles são períodos compostos.

    b) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    c) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.

    ResponderExcluir
  24. 9°E Grupo2 1_Na sua carta de testamento Vargas assumiu sua derrota para os grupos nacionais e internacionais que desprezavam a luta dele pelo povo e principalmente os humildes,naquela época ele estava sendo pressionado pelos políticos e militares, a situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população;Iniciou o trabalho de libertação,instaurou o regime de liberdade social.Quis criar liberdade nacional na potencialização das riquezas através da Petrobrás, assumiu o Governo dentro da espiral que destruía os valores do trabalho,na crise do café tentou valorizar o nosso produto e defender seu preço. 2_A)15;Composto. B)Exerce Função Sintática do Objeto Direto(...que o povo seja independente); Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta C)Função De Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok. Destaque a opinião do grupo.

      Excluir
    2. Não há 15 orações no parágrafo e a letra C está incorreta.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  25. 9°ano D grupo 4
    Questionário
    1-Getulio Vargas foi de certa forma um cara muito importante para o país e para o mundo dos políticos. Provavelmente,com toda pressão que ele sofria neste cargo, fez com que cometesse suicídio, mas antes deixou uma carta para a população brasileira.
    Nesta carta, Vargas dramatizou, dizendo ali como se sentia e toda sua opinião sobre o que o povo brasileiro "dizia" dele. Lá ele também diz as coisas que fez, todo seu trabalho para com o povo brasileiro, todas suas lutas e vitórias, as leis que criou e que surtiram efeitos.
    "Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho", neste trecho da carta, Vargas queria mostrar que ajudou no lucros, que ajudou os trabalhadores crescerem nas empresas, que ajudou a família brasileira financeiramente.
    Quando tratado com desprezo, sentia força para lutar. Sua morte serviu como uma maneira de dar sentido a luta. Suas lembranças nunca seriam esquecidas e servirá de incentivo a resistência. Mostrando-se humilde perdoando inimigos. Mostrando que sua morte é apenas um começo e não uma derrota. Sempre lutando em prol ao bem, independente das pedras em seu caminho, jamais se desanimou e abaixou a cabeça. Sem receios aos acontecimentos, ofereceu a vida como uma forma de protesto sendo lembrado como parte da história do Brasil.

    2-Há 7 orações, período composto.
    B- oração subordinada objetiva direta.
    C- oração subordinada adjetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há apenas 7 orações no parágrafo e a letra C está incorreta.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  26. 9ºB - Grupo 1.
    1)        Em 1930 houve um golpe de estado no Brasil, a chamada Revolução de 30, que colocou o líder carismático Getúlio Vargas no governo provisório. O que durou 4 anos, e após acabar esse mandato foi eleito novamente pelo povo.
      Vargas investiu na política trabalhista, que ainda é muito importante nos dias de hoje (horário de trabalho, horas extras, férias, etc.). Também começou a fazer mudanças no código eleitoral. As mais importantes foram: restaurar o voto feminino e o voto secreto.
             Além disso, após a Crise de 29, Getúlio salvou a economia comprando aproximadamente 14 milhões de quilos de café, e logo depois queimou tudo. Isso pois o preço do café estava muito baixo no exterior e então viu essa a solução para ajudar a economia.
            Vargas após sua declaração “só saio do catete morto” acabou cometendo suicídio e entrando pra história como um dos maiores ícones do governo brasileiro, acreditamos que seu suicídio tenha sido efetuado pela pressão que ele sofreu para renunciar.

    2)A) No trecho há 12 orações e tem-se período composto.
    B) A oração classifica-se em: Oração Subordinada Substantiva Predicativa.
    C) A oração subordinada em relação a oração principal tem função de: Objeto direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vargas assume no governo provisório (1930-1934) e foi eleito INDIRETAMENTE após a promulgação da Constituição de 1934. Na análise o grupo destacou apenas o período da chamada Era Vargas e não o contexto que levou Vargas ao suicídio.

      Excluir
    2. As correções serão feitas em sala.

      Excluir
    3. Em 1930 houve um golpe de estado no Brasil, a chamada revolução de 30, que colocou o líder carismático Getúlio Vargas no governo provisório. O que durou 4 anos, e após acabar esse mandato foi eleito novamente pelo povo.
      Vargas investiu na política trabalhista, que ainda é muito importante nos dias de hoje (horário de trabalho, horas extras, férias etc). Também começou a fazer mudanças no código leitoral. As mais importantes foram: restaurar o voto feminino e o voto secreto.
      Além disso, após a crise de 29, Getúlio salvou a economia comprando aproximadamente 14 milhões de quilos de café, e logo depois queimou tudo. Isso pois o preço do café estava muito baixo no exterior e então viu essa a solução para ajudar a economia.
      Vargas após sua declaração "só saio do catete morto" acabou cometendo suicídio e entrando pra história como um dos maiores ícones do governo brasileiro, acreditamos que seu suicídio tenha sido efetuado pela pressão que ele sofreu para renunciar.A ideologia getulista fez com que o próprio fosse muito pressionado. Vargas foi um ditador e fascista brasileiro. Usava o povo como ferramenta de poder. Era chamado o "pai dos pobres". Getúlio se matou pelo jogo do poder, num gesto político no exercício de sua inteireza de líder, seu suicídio deve ser visto como ato político, seu corpo criou símbolo de luta contra a oposição. Após toda a pressão para a renúncia de seu cargo na presidência Getúlio enxergou o seu suicídio como um perfeito golpe político,sendo assim, sua declaração" só morto sairei do catete" foi trazida a realidade como um símbolo de resistência e luta contra a oposição, sua carta sensacionalista só trouxe ênfase ao acontecimento.

      Excluir
    4. Agora sim, um análise coerente dos fatos relativos ao governo Vargas. Muito bem!

      Excluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. 9ºF - grupo 2

    I. (RESPOSTA)

    A carta testamento escrita por Vargas, em 23 de agosto de 1954, marca o fim de seu governo no país. Escrita momentos antes de sua morte, a carta aponta seu grande descontentamento com a situação que o Brasil vivia na época.
    Vargas alega que seus antecessores e a política proposta por eles foram o grande motivo do declínio econômico que o Brasil sofreu. Sua maior revolta era com a atuação de empresas estrangeiras no Brasil, já que sua política nacionalista abolia esse tipo de ação. Ele enfatiza seu descontentamento na carta, ao declarar:

    “Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano.”

    Vale ressaltar a crise do café, causada pelo contínuo, descontrolado e excessivo aumento da produção de café, juntamente com o declínio de exportações das sacas produzidas. Vargas, por sua vez, alega que o governo fez o que podia para não sofrerem a pressão da crise na economia brasileira.
    Por fim, nos 3 últimos parágrafos de sua carta, Vargas desabafa e concretiza seu suicídio como um ato heroico, deixando claro que sua morte foi um sacrifício pelo seu povo.

    II. (RESPOSTAS)
    a) Há presença de 11 orações no texto. Sendo assim, tem-se período composto.
    b) Oração subordinada substantiva objetiva direta.

    c) Oração subordinada substantiva objetiva direta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há 11 orações no parágrafo, mas o restante está certinho.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  29. Serie: 9º Ano Turma: "F"
    Grupo 1: Danilo, Erik, Helen, Isabelly, Maria Fernanda, Rebeca Miller e Vitoria

    Questão 1: As empresas nacionais e internacionais se juntaram e ficaram revoltados contra o regime de liberdade social.
    Vargas iniciou o trabalho de libertação e instaurou o regime de libertação social.
    Não querem a independência e a liberdade dos trabalhadores. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam ate 500% ao ano. Nas importações existiam fraudes de mais 100 milhões de dólares por ano. Teve a crise do café. Tentaram defender seu preço e a resposta foi uma frande pressão sobre a economia.

    Questão 2:
    a) Há no texto três orações. Período composto.

    b) Oração subordinada substantiva direta

    c) A função sintática é derrotaram em relação a oração principal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo deve relacionar os fatos descritos na carta testamento de Vargas com o contexto político e econômico do período em que ela foi escrita.

      Excluir
    2. Não há apenas 3 orações no parágrafo e a letra C não está correta.Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
  30. 9B grupo 3 Antes de Getúlio Vargas assumir o poder,a economia brasileira não estava muito boa, uma das maiores crises que o Brasil sofreu foi a do café, essa crise ocorreu devido aos países que exportavam café do Brasil começarem a comprar de outros países,fazendo com que milhões de sacas fossem queimadas.Um ano depois por conta de um golpe, Getúlio Vargas assumiu o poder. Ele era conhecido como"pai dos pobres",pois para a sociedade ele era um homem que ajudava bastante a população mais carente. Nesta carta testamento, Getúlio Vargas fez parecer que ele fazia de tudo para ajudar a população e ninguém valorizava o esforço dele.Segundo ele as leis de lucros que ele fazia eram detidas pelo congresso. Deu a entender que ele tentou criar a potencialização das riquezas através da petrobras mas nao teve sucesso. 2-a)Tem 3 orações. Primeira oraçao, período simples .Segunda oração, período composto. Terceira oração, período composto. b) Oração subordinada substantiva subjetiva objeto direto. c) Oração subordinada substantiva subjetiva objeto indireto.

    ResponderExcluir
  31. Getúlio Vargas como um dos maiores presidente que já teve no Brasil,acabou sofrendo uma pressão bem maior do que ele esperava, após um domínio dos grupos econômicos e financeiros internacionais,Vargas chefe de uma sublevação venceu, logo iniciou o trabalho de libertação e instaurou o regime de liberdade social.
    Teve de renunciar seu cargo,mas voltou para o povo de corpulento.A campanha dos grupos internacionais juntou-se com os grupos nacionais, revoltados contra o regime,a lei de lucros por fim foi detida pelo Congresso,assim desencadeou-se uma revolta é uma certa antipatia.
    Criaram a liberdade nacional na potencialização das riquezas, através da Petrobrás,que mal começou a funcionar,com toda essa alforria a Eletrobrás foi um obstáculo de desespero.Assim deixando quão evidente possível que definidamente não queriam que o povo fosse incontido.
    Após fraudes de mais de 100 milhões de dólares por ano,veio a crise do café que valorizou-se como nosso principal produto.
    Vargas estava tendo seus dias de luta e dias de glória,se despediu-se com amor a pátria e sua cumplicidade e lealdade a vida,mesmo após seu suicídio ele está representando sua presença em um mundo distante,lutou e não desistiu em momento algum a sua fidelidade será eterna como um ato político de determinação.
    Letra a: 11 orações. Período Composto
    Letra b:Tem a função de Objeto Direto e a classificação é: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta. Letra c: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem! Só não há 11 orações. Corrigiremos em sala ;)

      Excluir
    2. O grupo não se identificou, o grupo precisa não apenas descrever o que se passa no contexto econômico e político do período em que a carta foi descrita.

      Excluir
  32. 1- Em sua carta, Vargas apresenta revolta pela situação que estava vivendo. Cita sua posição de defesa em pro do povo e principalmente dos humildes.
    Vargas se demonstra orgulhoso de seus feitos em favor do povo e em sua carta cita alguns deles em relação ao que fez pela economia e os trabalhos sociais desenvolvidos:
    "Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social"
    "Não querem que o trabalhador seja livre."
    O mesmo havia assumido o governo em espiral inflacionaria e logo após isso veio a crise do café, nela houve a valorização do café ,onde a luta foi por defender o preço e desta guerra saíram perdendo.
    Getúlio Vargas finaliza sua carta doando sua vida e alma ao povo e se colocando em posicionamento de alguém influente o bastante para entrar para a história.

    2-a)Há 8 orações e 3 períodos compostos.

    b)Oração Subordinada substantiva objeto direto

    c)A oração principal vai determinar a oração subordinada ,no caso como a oração principal é transitiva direta, a oração subordinada será oração subordinada substantiva objetivo direto.

    9D
    Grupo 3

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir